quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Caravana do vestibular indígena da UFPA parte nesta quinta-feira, 11


Um grupo de estudantes indígenas da Universidade Federal do Pará (UFPA) irá partir nesta quinta-feira, 11 de outubro, em direção às aldeias do Pará. Na Caravana dos Estudantes Indígenas da UFPA, eles irão levar informações sobre cursos de graduação e incentivar que outros indígenas se candidatem às reservas de vagas (cotas) que existem na Universidade. A viagem terá três fases e será documentada com fotos e vídeos produzidos pelos estudantes. De 11 a 14 de outubro, eles visitam aldeias em Santa Maria do Pará, Santa Luzia do Pará e Tomé-Açu. De 17 a 21 de outubro, vão até aldeias em Altamira e, de 26 a 29, visitam aldeias em Marabá.
Antes de partir, nesta quarta-feira, 10 de outubro, os estudantes realizaram pinturas corporais uns nos outros e também pintaram visitantes que passaram pelo Hall da Reitoria da UFPA.
Desde a criação da reserva de vagas na UFPA para estudantes oriundos de povos indígenas, cerca de 126 universitários já entraram na Instituição por meio desse sistema. A partir do próximo ano, a caravana vai se integrar à programação anual da Feira do Vestibular da Universidade.
A iniciativa da Associação dos Povos Indígenas Estudantes na UFPA (APYEUFPA) conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e do Programa de Políticas Afirmativas para Povos Indígenas e Populações Tradicionais (PAPIT) da UFPA, os quais estão ajudando na organização e também devem enviar representantes da Universidade. Além do apoio institucional, o projeto tem o apoio de associações e lideranças indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário