quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Dilma com o russo Medvedev prenuncia acordos

Encontro de Dilma com o russo Medvedev prenuncia acordos - Portal Vermelho


Brasil deve fechar convênios com Rússia para equipar Forças Armadas com baterias antiaéreas, além da produção de mísseis. Embraer deve firmar acordos na área de defesa. Banco de fomento para o Brics poderá ser lançado.


 

A presidenta Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer recebem a partir desta quarta-feira (20) em Brasília a visita do primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev. Em dois dias, os  encontros devem gerar acordos principalmente nas áreas de defesa, tecnologia e agricultura.

Medvedev vai participar da 6ª reunião da Comissão de Alto Nível de Cooperação Rússia-Brasil – copresidida por Temer e Medvedev. Na lista de discussões está, ainda, a criação de um banco de desenvolvimento para fomentar empresas dos países que compõem o Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

"A visita de Medvedev tem um grande significado. Apesar de o comércio entre os dois países ter aumentado muito, temos pontos a serem resolvidos, como por exemplo, o embargo da carne pelos russos e a compra dos aviões caça Sukhoi para a Aeronáutica", frisou Paulo Carvalho, professor de Ciências Políticas da Universidade de Brasília (UnB).

Para equipar suas Forças Armadas, o Brasil deve comprar dos russos três baterias antiaéreas de alta tecnologia Pantsir S1– que lança mísseis terra-ar com alcance de 20km e 15km de altitude – e realizar, ainda, um acordo joint venture entre Embraer, Avibrás e Odebrecht Defesa e Tecnologia para produzir mísseis Igla-S, que podem ser disparados a partir do ombro de um soldado. Em todos os casos, os russos teriam disposição de transferir tecnologia para o Brasil. O valor da operação ainda não foi definido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário