
A tarde ensolarada e calma de Belém não traduzia o clima tensão no ar, mais de 5 mil estudantes caminhavam em direção ao prédio da Receita Federal na Av. Presidente Vagas, ao se posicionarem na entrada principal do Prédio com intuito de ocupar para resistir as políticas neoliberais de FHC em curso no Pais.
Pode presenciar o sinal do comandante militar da operação por trás do prédio dando a ordem aos militares reprimirem os estudantes no interior do edifício.
Em seguida, os primeiros estudantes corriam da frente do prédio e papeis voavam dentre do edifício, o trioelétrico era tirado as pressas enquanto chegavam mais reforços dos militares por trás do prédio, depois de vários bombas de efeito moral. Nós(estudantes de vários colégios da região metropolitana de Belém) aglutinaram em frente ao Palácio do Rádio, com cordão de isolamento feitos pelos estudantes da UNE, UBES e UMES e Grêmios, fomos recuando até a Praça da República, depois e alguns estudantes serem espancados dentro do prédio da Fazenda ao mesmo tempo os militares avançavam com escudo e atirados.
A população assutada com ocorrido se escondiam atrás dos carros e as lojas fechavam as portas. Os estudantes para se proteger da policia militar que atiravam bombas de efeito moral e lacrimogênio retiraram os pedras que formavam o calçamento da praça e atiraram contra os militares. A raça da república virou uma praça de Guerra.
O resultado os estudantes desprotegidos lotaram os hospitais na cidades. muitos de nós só restava socorrer e evita as bombas.
Relator
Augusto Cleybe Ribon
em Ciências Sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário